Recentemente o Ice Bucket Challenge viralizou na internet, mas pouca gente conhece a doença por trás desse campanha,  a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Seu portador mais famoso (e certamente mais longevo) é Stephen Hawking, famoso físico e cosmologista, que está ajudando a Intel a desenvolver uma cadeira de rodas “conectada”, que analisa os sinais vitais do paciente e gera um relatório em tempo real.

Em desenvolvimento há 10 anos, a cadeira conectada tem uma melhor interface com o usuário e o ambiente em volta, de modo a analisar seus sinais vitais, o funcionamento do dispositivo e a acessibilidade dos lugares que está visitando. A cadeira smart analisa frequência cardíaca, temperatura e pressão arterial do usuário.

Hawking vive com ELA há mais de 40 anos e, como ele mesmo fala no vídeo acima, como a Medicina não pode curá-lo, ele confia na tecnologia para ter uma melhor qualidade de vida! Mesmo com todas as restrições impostas pela doença, Hawking produziu mais do que a maioria dos cientistas da área e foi capaz de transmitir conceitos avançados da ciência ao público leito: além de sua auto-biografia recém-publicada, ele também escreveu grandes livros, como O Universo numa casca de noz e Uma breve história do tempo.

Como ele consegue escrever e se comunicar? Desde a década de 80 ele se comunica através de um computador. A interface atual é da Intel e tem um software que reconhece os movimentos faciais de Hawking e gera letras, sílabas e conforme a palavra vai se formando ele sugere a palavra completa (semelhante ao que temos hoje nos nossos smartphones). Quando a frase está completa ele dá o comando para o computador gerar a fala! Imagine escrever livros, dar aulas, participar de programas de tv (ele já esteve em alguns episódios de The Big Bang Theory)! O mais engraçado é que ele é britânico e sua voz é americana! 🙂

Deixe um comentário

Comentário(s)

Escrito por Medico Nerd