No auge da epidemia e ainda com pesquisas iniciais, não adianta fazer muita especulação sobre o virus Zika: por enquanto a melhor atitude é buscar fontes seguras e referências médicas de qualidade! Pensando nisso, diversas entidades de saúde e periódicos de impacto criaram centros de recursos e áreas de destaque para as publicações sobre o Zika. OMS, CDC, NEJM, JAMA, Lancet, etc, confira o que se tem de ciência sobre o Zika até agora!
Com uma página dedicada somente ao Zika, a OMS traz informação para leigos e médicos, com panfletos e vídeos informativos. Além disso, traz importantes dados epidemiológicos sobre notificação e disseminação nos países. Para acessar o site, clique aqui.
Center for Diseases Control – CDC
Após os primeiros casos descobertos nos EUA, o CDC logo lançou um alerta orientando grávidas a não viajar para o Brasil. Agora eles tem um site completo com guidelines, orientações e dados epidemiológicos da doença nos EUA. Para acessar o site, clique aqui.
O maior portal médico americano também tem um hotsite para o virus Zika, com notícias, artigos de opinião e divulgação de artigos publicados em periódicos. Para acessar o site, clique aqui.
Com somente dois artigos publicados sobre o tema, o NEJM já lançou uma área específica do seu site para falar sobre o Zika. Além da forte divulgação, o site chama a atenção dos outros journals para seu compromisso social com uma doença nova e em expansão e pede que todos liberem os artigos sobre Zika gratuitamente. Para acessar o site, clique aqui.
Apesar de não ter página específica para o tema, a Science publicou um texto importante com perguntas e respostas sobre a doença. Para lê-lo na íntegra, clique aqui.
O JAMA deu destaque ao tema na sua página principal e publicou com acesso livre o artigo de uma equipe brasileira de oftalmologistas sobre alterações oculares em recem-nascidos com Zika. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
Com site atualizado sobre o tema, o The Lancet tem várias correspondências e artigos de opinião sobre o tema. Para acessar o site, clique aqui.