Graças à internet a educação hoje não tem fronteiras! Basta falar inglês e ter internet que você pode ter acesso a inúmeras aulas e cursos das mais prestigiadas universidades do mundo. Uma dessas empresas pioneiras em cursos online é a Coursera, que tem mais de 1.000 cursos e foi a primeira a fazer parcerias com universidades públicas brasileiras.

O Coursera começou em 2012 em associação com a Universidade de Stanford oferecendo cursos online, conhecidos nos EUA como MOOCs (Massive Open Online Course). Logo ganhou notoriedade e se associou com diversas outras universidades. Hoje conta com mais de 13 milhões de alunos cadastrados, 1.000 cursos e disponibiliza cursos em português em associação com a USP e UNICAMP.

Como funcionam os cursos?

Para fazer um curso basta se cadastrar e escolher o curso do seu tema de interesse. Na área de medicina atualmente estão disponíveis 126 cursos, a maioria em inglês mas com 7 em português. Você pode assistir às aulas online conforme sua disponibilidade de tempo e ao final do curso fazer uma prova. O site também disponibiliza uma área de comunicação entre alunos do mesmo curso.

Todo o conteúdo é gratuito?

Os cursos são gratuitos mas para obter certificado é preciso pagar. Apesar de ser em dólares, o valor é acessível. Agora eles dispõe a opção de especialização, a qual requer mais tempo e dedicação e aglomera vários cursos do mesmo tema. Essa opção mais extensa de especialização é paga.

Qual curso escolher?

Dependendo da sua fase acadêmica, há várias opções de curso.

Para quem está no começo do curso de medicina, algumas opções são: Introdução à Fisiologia e Parasitologia Tropical, ambos da Duke University;

Para o internato, boas opções são: Solução de Problemas Clínicos da UCSF; Uso de Antimicrobianos da Universidade de Stanford.

Para quem está fazendo Iniciação Científica ou Pós-graduação, há várias opções: Elaboração e Interpretação de Ensaios Clínicos e Introdução a Revisões Sistemáticas da Johns Hopkins University;

coursera

Deixe um comentário

Comentário(s)

Escrito por Medico Nerd