Se você já participou de alguma cirurgia abdominal, certamente já viu ser feito um Y-de-Roux! Apesar da ampla divulgação e uso da técnica, seu idealizador é pouco conhecido se comparado aos seus contemporâneos.

O que é o Y-de-Roux? Técnica de derivação intestinal que separa o conteúdo alimentar do bilopancreático em alças intestinais distintas. O termo “Y” é devido à aparência final do posicionamento das alças. Consagrou-se a partir dos anos 50 como opção à técnica de Billroth para anastomose após gastrectomia parcial, uma vez que evita refluxo biliar. Hoje é amplamente realizado em diversos procedimentos do aparelho digestivo, como gastrectomia, derivação biliodigestiva, bypass gástrico, etc. Descrita por Roux com alça de 12cm, viu-se depois que necessitava de maior comprimento para evitar refluxo biliar:  usa-se frequentemente 50-60 cm em reconstrução de gastrectomia e 80-100 cm em cirurgia bariátrica.

Roux-en-Y

 

cesar roux

Cesar Roux (1857-1934)

Quem foi Cesar Roux? Suiço nascido em 1857, Cesar Roux estudou medicina em Berna, mas fixou sua clínica na cidade de Lausanne. Pupilo de Theodor Kocher, Roux tinha ampla experiência em diversas áreas da cirurgia, como Urologia, Ginecologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Cirurgião-chefe aos 30 anos, consagrou-se ainda jovem como professor da Universidade de Lausanne. Ficou famoso na época por suas publicações sobre tratamento da apendicectomia complicada, sua anastomose gastro-jejunal (o Y-de-Roux) e a primeira ressecção de um feocromocitoma.

rouxauditoire

Cesar Roux dando aula no anfiteatro de cirurgia da Universidade de Lausanne

Para saber mais:

Clique aqui para ler a biografia de Cesar Roux no site oficial do Hospital Universitário de Lausanne.

Clique aqui para ler o artigo original traduzido para o inglês.

Deixe um comentário

Comentário(s)

Escrito por Medico Nerd