Pesquisar na internet sobre problemas de saúde é uma prática comum, correspondendo a 5% do total de pesquisas do Google. Mas quem nunca atendeu um paciente angustiado por ter lido em algum site que seus sintomas podem estar relacionados a um câncer ou doença rara? Foi no intuito de fornecer uma fonte segura de pesquisa médica, que o Google fez uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para mostrar paineis informativos sobre doenças de acordo com a pesquisa do paciente.
A parceria se iniciou com conteúdo voltado para doenças específicas, fornecendo informações sobre epidemiologia, sintomas e diagnóstico – sempre com a orientação de que o paciente deve procurar o médico para melhor avaliação. Isso tem funcionado muito bem e realmente oferece material de qualidade sobre várias doenças.
Como o mais frequente é a busca por sinais e sintomas, uma nova etapa do projeto foi lançada em 2017 com orientações sobre quais as principais hipóteses diagnósticas relacionadas ao sintoma procurado e link para várias doenças. Todo o projeto foi feito com supervisão e revisão de médicos do hospital, com informações didáticas e de confiança.